Saturday 21 November 2009

MISS MARPLE

Entre outras séries em que estou 'viciado' , Miss Marple constitui um paradigma desde os meus tempos de Liceu, onde o Externato dos Maristas organizava sessões todos os anos, numa iniciativa a que chamava "Circulo escolar de Cinema", e que iniciou várias gerações neste 'microcosmos' de que me apropriei ...
Claro que tenho todas as séries das diversas épocas e manifestações Desde o arquétipo ( mas não a mais fiel com relação aos livros de Agatha Christie ) representado pela inesquécivel Margaret Rutherford, que além do seu carácter e mímica incontornáveis, insistia a usar a sua própria roupa e a contracenar com o marido ... tudo isto muito "Tweedy" e "Good Old England" anos 50.
Seguem-se depois e mais tarde as séries com Joan Hickson, que eu considero as melhores com relação à carga psicológica da própria Agatha, e em versões mais "pós-modernas,"mas muito bem encenadas, estas últimas com respectivamente Geraldine McEwan e Julia McKenzie.

Margaret Rutherford


Joan Hickson


Geraldine McEwan



Julia Mckenzie



No comments: